A importância da periodização de treinos

Um treinamento personalizado requer um planejamento mais detalhado, minucioso. Uma das formas de fazer esse planejamento é através da periodização de treino.

A periodização consiste numa organização sequencial lógica de tipos de treino para que o aluno tenha o resultado na data programada e, assim, consiga estabelecer e alcançar metas.

Nesse tipo de planejamento, o treinador cria blocos de treinos que serão  executados pelo aluno durante um determinado tempo. Exemplo: se o objetivo do aluno é hipertrofia, o treinador pode planejar vários treinos intermediários (resistência, força etc.), cada um com uma duração de algumas semanas.

Com a periodização do treinamento, o aluno tem mais chances de alcançar o objetivo que foi definido lá no início quando se matriculou na academia. A entrega de um planejamento especializado e específico, com datas de início e fim estabelecidas, demonstra o quanto a academia se preocupa com a qualidade do serviço prestado. O resultado disso é o aumento na frequência dos alunos cada vez mais satisfeitos com sua academia.

Nós desenvolvemos uma funcionalidade de planejamento de periodização que leva em consideração o nível do aluno (iniciante, intermediário ou avançado) e a duração (em meses) do programa completo, quando um treino termina o outro começa, até que se complete o ciclo.

Periodizacao_Pro-Treino

Tela de criação da periodização no Pro-Treino

Os macrociclos podem ser adicionados ou removidos. Ao adicionar um novo macrociclo você divide o período. Por exemplo: 6 meses = 2 macrociclos de 13 semanas, ou 3 macrociclos de + ou – 8 semanas. Cada macrociclo pode ser dividido em vários mesociclos.

Os mesociclos podem ter de 1 semana até a duração total do macrociclo. No momento de adicionar o mesociclo, você também pode escolher a quantidade de microciclos, que variam de 1 a 5. Ao adicionar esse mesociclo, aparece uma nova linha para você vincular o programa de treino que conterá a quantidade de microciclos (sessões / Dias) indicada.

Dessa forma, o aluno não fica sem treino durante o período da periodização, e o treinador não precisa se preocupar com o vencimento de cada treino, pois já está tudo planejado e automatizado.

O aluno é notificado pelo aplicativo toda vez que o novo treino estiver vigente.

Imagens do aplicativo Pro-Treino

Se o aluno não usa o aplicativo, o treinador pode enviar os treinos por e-mail ou imprimir em folha A4. Outra opção é a impressão diária dos treinos no Totem de autoatendimento.

O Pro-treino trabalha para que seus clientes tenham um uso acessível e prático do sistema. Para conhecer mais sobre o site, clique aqui .

Em caso de dúvidas fale com um de nossos atendentes pelo whatsapp, clicando aqui.