Saiba como analisar a produtividade da sua equipe com base na carteira de alunos

Normalmente, pensamos que o treinador com mais alunos é o mais produtivo, não é mesmo? Mas, e se ele estiver sobrecarregado e não conseguir manter os treinos dos alunos em dia? Será que ele realmente está dando lucro ou prejuízo para a academia?

É necessário que o acompanhamento da produtividade ocorra de maneira global para chegar no resultado que todo gestor busca: lucro.

Se o aluno não tem um acompanhamento eficaz, ele vai se desmotivar e aos poucos deixar de treinar. O importante não é quantos alunos se matriculam, mas sim quantos alunos não abandonam a academia. Portanto, o foco não deve ser a quantidade de adesão, e sim a quantidade de evasão.

Imagine o seguinte cenário: João, Pedro e Maria são treinadores da academia X. João tem 120 alunos em sua carteira, mas somente 50 treinos em dia. Pedro tem 70 alunos em sua carteira e 35 treinos em dia. Maria tem 20 alunos em sua carteira e 18 treinos em dia.

analiticoGráfico analítico – Treinadores X Treinos dos atletas

Num primeiro momento podemos pensar que João é o profissional mais produtivo, mas, na verdade, Maria é a profissional mais produtiva.

Apesar de ter mais alunos, João está com somente 41% dos treinos em dia. Pedro tem 50% e Maria 90%.

produtividadeGráfico de produtividade dos treinadores

Podemos concluir, então, que a possibilidade dos alunos de João abandonarem a academia é muito grande. E nós sabemos que recuperar a confiança de um ex aluno é muito difícil.

O ideal é dividir a carteira de alunos de maneira mais uniforme e esse é o papel do gestor.

Mas, cuidado, pois a satisfação da sua equipe também é um indicador que deve ser avaliado. Converse com eles, ouça as críticas e sugestões e tente planejar ações para motivá-los. O comprometimento da equipe é fundamental para o sucesso da academia.

No exemplo acima, os indicadores de desempenho podem ser usados para bonificações, por exemplo. Pergunte para sua equipe o que eles acham disso.

É muito fácil fazer essa análise de desempenho no Pro-Treino, basta ir no Menu “Indicadores >>Administrativos >> Desempenho dos treinadores”.

desempenho-treinadoresMenu indicadores >> Administrativos >> Desempenho dos treinadores

Além dos gráficos, o Pro-Treino emite um indicador de dados estatísticos mais detalhado.

Você é nosso cliente e ainda não usa essa funcionalidade do Pro-Treino para gerenciar sua academia? Entre em contato conosco e saiba mais.

Para quem ainda não é cliente e quer conhecer CLIQUE AQUI, cadastre-se e experimente gratuitamente por 30 dias!

O Pro-treino trabalha para que seus clientes tenham um uso acessível e prático do sistema. Para conhecer mais sobre o site, clique aqui .

Em caso de dúvidas fale com um de nossos atendentes pelo whatsapp, clicando aqui.